A comemoração lembra, este ano, as histórias de mulheres que durante a Guerra lutaram para manter as tradições familiares e religiosas e enfrentaram a ameaça de morte.
A data escolhida assinala o dia em que as tropas soviéticas, em 1945, libertaram os prisioneiros do campo de concentração e de extermínio de Auschwitz, na Polónia, então ocupada por tropas nazis.
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pede que esta data gere um compromisso comum para “criar um mundo onde tais atrocidades não se repitam
A dor do Holocausto Continua em nossos corações, Mais continuaremos lutando pra criar um mundo melhor |
o aniversário da libertação de Auschwitz-Birkenau, o maior e mais famoso dos campos de extermínio nazista, lembramo-nos dos milhões de judeus, assim como dos prisioneiros de guerra, dissidentes políticos e membros de grupos minoritários, tais como os ciganos e Sinti, homossexuais e deficientes físicos, que foram sistematicamente assassinados pelos nazistas e seus simpatizantes.
Este ano, fazemos uma homenagem especial às mulheres que sofreram no Holocausto. Mães e filhas, avós, irmãs e tias, que tiveram suas vidas irrevogavelmente mudadas, separadas de suas famílias e com suas tradições destruídas. Contudo, apesar de terríveis atos de privação, discriminação e crueldade, elas sempre encontraram maneiras de lutar contra seus perseguidores.
Juntaram-se à resistência, salvaram aqueles em perigo, contrabandeando alimentos para os guetos e fazendo enormes sacrifícios para manter seus filhos vivos. Sua coragem continua sendo uma inspiração. Neste Dia em Memória das Vítimas do Holocausto, vamos homenagear essas mulheres e seu legado. Vamos nos comprometer a criar um mundo onde tais atrocidades não se repitam.
Estamos todos conscientes de que esse futuro ainda tem que se tornar uma realidade. Em todos os lugares de nosso mundo, as mulheres e as meninas continuam suportando violência, abuso e discriminação. As Nações Unidas estão plenamente empenhadas em promover e proteger seus direitos humanos fundamentais. Ao dar poder às mulheres, fortalecemos toda a sociedade.
Famílias nunca mais devem ter de suportar o tipo de horror visto durante o Holocausto. Só trabalhando em conjunto poderemos evitar o genocídio e pôr fim à impunidade. Ao educar as novas gerações sobre esse terrível episódio de nossa história, ajudamos a defender a dignidade humana para todos.