Páginas

Pesquisar este blog

Mensagem da semana

Mensagem da semana
Faça o que tiver de fazer de forma consciente (mussar)

Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Mulheres do Holocausto

A data, instituída pela ONU em 2005, é uma homenagem aos seis milhões de judeus e às outras vítimas do extermínio nazi, durante a II Guerra Mundial (1939-1945).
A comemoração lembra, este ano, as histórias de mulheres que durante a Guerra lutaram para manter as tradições familiares e religiosas e enfrentaram a ameaça de morte.
A data escolhida assinala o dia em que as tropas soviéticas, em 1945, libertaram os prisioneiros do campo de concentração e de extermínio de Auschwitz, na Polónia, então ocupada por tropas nazis.
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pede que esta data gere um compromisso comum para “criar um mundo onde tais atrocidades não se repitam 

A dor do Holocausto Continua em nossos corações,
Mais continuaremos lutando pra criar um mundo melhor 
o aniversário da libertação de Auschwitz-Birkenau, o maior e mais famoso dos campos de extermínio nazista, lembramo-nos dos milhões de judeus, assim como dos prisioneiros de guerra, dissidentes políticos e membros de grupos minoritários, tais como os ciganos e Sinti, homossexuais e deficientes físicos, que foram sistematicamente assassinados pelos nazistas e seus simpatizantes.
Este ano, fazemos uma homenagem especial às mulheres que sofreram no Holocausto. Mães e filhas, avós, irmãs e tias, que tiveram suas vidas irrevogavelmente mudadas, separadas de suas famílias e com suas tradições destruídas. Contudo, apesar de terríveis atos de privação, discriminação e crueldade, elas sempre encontraram maneiras de lutar contra seus perseguidores.
Juntaram-se à resistência, salvaram aqueles em perigo, contrabandeando alimentos para os guetos e fazendo enormes sacrifícios para manter seus filhos vivos. Sua coragem continua sendo uma inspiração. Neste Dia em Memória das Vítimas do Holocausto, vamos homenagear essas mulheres e seu legado. Vamos nos comprometer a criar um mundo onde tais atrocidades não se repitam.
Estamos todos conscientes de que esse futuro ainda tem que se tornar uma realidade. Em todos os lugares de nosso mundo, as mulheres e as meninas continuam suportando violência, abuso e discriminação. As Nações Unidas estão plenamente empenhadas em promover e proteger seus direitos humanos fundamentais. Ao dar poder às mulheres, fortalecemos toda a sociedade.
Famílias nunca mais devem ter de suportar o tipo de horror visto durante o Holocausto. Só trabalhando em conjunto poderemos evitar o genocídio e pôr fim à impunidade. Ao educar as novas gerações sobre esse terrível episódio de nossa história, ajudamos a defender a dignidade humana para todos.




A força da juventude

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

7º Congresso de adoração Israelita

7º congresso

Rosh Tzion representando os EUA
 Neste ano de 5771 no 7° Congresso desde quando retornamos as nossas raízes (na verdade é o 31° congresso levando também em consideração período antes do retorno) foi o que não se esperava; pois foi muito mais maravilhoso! (Termo usado pela maioria das pessoas quando não encontram palavras para se expressar). Nunca houve em toda história da CINA no Brasil um Encontro como este de imensa grandeza; com certeza ficará marcado eternamente na história do nosso Povo. Neste ano tivemos a participação de 900 pessoas com várias atividades edificantes em todos os departamentos, ponho em destaque aqui as reuniões do departamento das senhoras, que até hoje as chaverot desta cidade (Fortaleza) deliram de tanta felicidade por puderem participar e pelas palestras durante as reuniões, que foram focalizados vários temas, entre os quais ficou mais marcado foram as experiências transmitidas pelas suas representantes que tiveram em Israel nesta última caravana; entre as participações podemos destacar algumas ilustres figuras significativas: o Rosh Tzion representando os EUA, que ficou surpreendido e muito feliz por conhecer a sua família no Mashiach aqui no Brasil e também pela unidade, sabedoria, e pelo respeito uns aos outros do ministério desta Kehilah; e mais uma vez contamos com a presença da israelense Varda Usiglio adorando ao Eterno Nosso D’us com as suas lindas canções, desta vez ela arranjou uma grande parceira pequena e homogênea, a Helen, foi muito lindo e emocionante as duas cantando, nos parecia que as duas já eram veteranas parceiras. Podemos comentar os dedicados grupos de cânticos que se sacrificaram durante os ensaios para apresentar harmoniosas e contagiantes canções de adoração; e ainda temos os grupos de danças que se apresentaram nos serviços de adoração e no festival de danças; mas um deles faço a questão de falar, que é o grupo de Vacaria- RS que dançou com a garrafa na cabeça; imagine só! Além de ser difícil os passos, tiveram que se equilibrarem para manter a garrafa na cabeça! Não pára por ai, não! Até o rosh Yishai ficou com a garrafa na cabeça! Somente na hora de tirar a foto, é claro. Mais de que podemos relatar? Olha, gente, foram tantas alegrias e maravilhas, que me faltariam palavras e tempo para transmitir o que ocorreu naquele evento, assim mesmo serão inúteis as minhas palavras; só sabe mesmo quem foi, portanto esperamos vocês nos próximos congressos e quem sabe em Yerushalaim.



  Shalom vebrachot (Paz e bênçãos)!


 Rosh Yossef (beitfortaleza)

Rosh Yishai

Rosh Yishai